segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Decifrando o Dress Code

Eu acredito que essa seja uma dúvida de muitos!
Quantas vezes recebemos um convite de casamento ou vamos dar uma festa, e não sabemos que código de vestimenta usar/adotar.
Gala, Black Tie, Passeio... Meu Deus, o que isso significa????

Gala


Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho. Tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, brocado, metalizados, shantung, crepe romano. O importante é a elegância e sofisticação. Os homens devem vestir casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) e camisa de colarinho alto. Os sapatos nessa ocasião só preto.
Já as mulheres devem optar pelo vestido longo. Jamais conjuntos de saia e blusas ou calças. Sandálias e sapatos altos casam muito bem com a ocasião, principalmente acompanhada de uma bolsa pequena e jóias.








Black Tie, habillé, rigor e tênue de soirée

O smoking, camisa rigor, a gravata borboleta preta e sapatos pretos é a indicação para os homens.
As mulheres podem optar por vestidos longos ou curtos, mas sempre sofisticados com detalhes de transparências, bordados e pedrarias. É o momento certo para mostrar muito glamour. Abuse de decotes profundos e fendas. Echarpes, jóias e semijóias e bolsas metalizadas cabem bem na situação. Sandálias e sapatos bem altos, combinados com meias finíssimas também são excelentes opções.






Social e passeio completo, passeio formal e social completo

Essa ocasião é muito comum em jantares, coquetéis em geral e casamentos.
Para os homens, terno completo e gravata. De noite, cores escuras e durante o dia, tons mais claros. A meia deve combinar com a cor do sapato ou da roupa.
As mulheres podem abusar de tecidos nobres, tailleurs, vestidos e decotes discretos com sandálias ou sapatos de salto alto com meias combinado com assessórios sofisticados, pérolas, bolsas pequenas, maquiagem e cabelo perfeitos.




Passeio, esporte fino, passeio informal e tênue de ville


Todos os termos querem dizer a mesma coisa: capriche na roupa e tenha bom senso. Comum em almoço, vernissage e teatro.
Eles não precisam usar terno. Blazer, com calças esportivas, camisa sem gravata e sapatos esportivos são perfeitos para ocasião.
As damas com um belo tailleur esportivo, vestidos leves, calças, camisas e pantalona fazem o estilo perfeito. Lembrando que bolsas maiores também encaixam. Não abuse das bijuterias nem da maquiagem carregada.





Esporte

Esse é o mais fácil. Ocasião típica para almoços, exposições, casamentos na praia inaugurações e batizados. É a hora de se vestir mais à vontade. Vestidos de alças, saias, calças, camisas, blusa e jeans, tudo isso é permitido no traje esporte. Aqui o salto alto não é obrigatório e sim opção. Os homens com calças de sarja e camisa pólo ficam bem. Mas tome cuidado com o tênis. Para não errar, prefira o uso de sapatos esportivos.




Outras cositas...
Muita gente recebe convites com a sigla RSVP e fica voando.
Pra quem não sabe, é a abreviatura da expressão francesa Répondez S´il Vous Plait, em português, Responda, por favor.Ou seja, significa que o anfitrião solicita que o convidado confirme a presença com antecedência, para um melhor planejamento do evento. A resposta deve ser preferencialmente imediata ou poucos dias após o recebimento do convite. Se você não sabe o que vestir, não se intimide, ligar e perguntar ainda é a melhor forma de não cometer nenhum tipo de gafe.

Esse post é um desabafo na verdade. Se tem uma coisa que me revolta é eu ir a um casamento e dar de cara com um rapaz de calça jeans e camisa polo! Pelamor!!!!
Por mais que no convite não venha nada escrito, eu acho péssimo o convidado aparecer de calça jeans e polo!
Porque assim, os noivos investiram tanto, pra ter um casamento bonito e, na minha opinião, o máximo que podemos fazer, é retribuir indo bem vestido!
E se vestir bem não tem nada a ver com dinheiro! Qualquer loja de departamento tem uma linha social!!

Sonho com um casamento Black Tie... Imaginem, todos lindos como estivessem num tapete vermelho do Oscar???

Bjos, Lú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Volte sempre!