terça-feira, 20 de setembro de 2011

Por Onde Eu Começo???



Sabe quando você sonha a vida toda com uma situação, sonha tanto que você já sabe todos os detalhes? Essa sou eu - ou era - em relação ao meu casamento!
Sempre soube como seria o vestido, as cores da festa... Até que o dia chega e NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR!!! rs
Não estou oficialmente noiva, mas já compramos nosso cantinho e temos a data! Novembro de 2012.
Eu sei que falta um pouco mais de um ano, mas já é hora de começar a planejar e eu realmente não sei por onde!rs Não sei se é o choque, por ver que realmente está chegando, que vai acontecer, mas o fato é que eu não sei mais nem que cor eu vou querer! rsrsr Claro, que algumas coisas eu sei, mas a maioria não! Acho que deve ser porque, ao mesmo tempo que você fica extremamente feliz você percebe que não vai ser exatamente da maneira que você sonhou, porque né, sonho é totalmente diferente da realidade.
Graças a Deus eu tenho uma amiga que é arquiteta/decoradora com idéias ótimas e muito entendida que vai me ajudar!!! Mas confesso que mesmo assim, as vezes, me bate uma ansiedadem quase um desespero!rs
Rodando pela net, encontrei vários blogs e sites dando várias dicas de como começar a planejar o casório e achei bastante coisa legal que eu quero dividir com vocês aqui!







De 1 ano a 11 meses antes
  • Este é o período ideal para começar o planejamento.
  • Separem um calendário e uma pasta de arquivos. Organização é imprescindível.
  • Definam o orçamento e as metas de poupança mensal.
  • Comecem a pensar no tipo de casamento que querem (se íntimo ou para muitos, de dia ou de noite, na cidade ou no campo).
  • Se vocês pensam em comprar um imóvel, comecem a procurar
  • Escolham a data.
  • Comecem o enxoval.
  • Montem uma planilha com todos os serviços necessários
  • Comecem a pesquisar 
De 10 a 9 meses antes
  • Marquem a lua-de-mel (pesquise preços de pacotes turísticos)
  • Comecem a esboçar a lista de convidados
  • Reservem a data na igreja e no buffet. Se esperarem mais, podem ficar sem data
  • Passem no médico e façam avaliação completa de saúde. Se houver problemas a tratar, vocês terão tempo antes de casar
  • A noiva deve começar a cuidar do cabelo. Para ter mais opções de penteado, o ideal é começar a deixar crescer. Se a noiva usa muita química, está na hora de deixar as madeixas respirarem
De 8 a 7 meses antes
  • Avaliem portifólios de foto e vídeo e repertório de músicos
  • Comece a selecionar referências para seu vestido de noiva. Leve a loja de aluguel ou ao estilista, modelos que se aproximam ao seu gosto.
  • Marquem degustações com os que lhes agradam
  • Convidem os padrinhos, daminhas e pajens
De 6 a 5 meses antes
  • Fechem a lista de convidados e encomendem os convites
  • Façam as listas de presentes, móveis e enxoval para a casa nova 
  • Escolham as músicas da cerimônia
  • Contratem os serviços restantes
  • Encomendem os bem casados
De 4 a 3 meses antes
  • Realizem os exames pré-nupciais
  • Dêem entrada na papelada do cartório. O processo do casamento civil dura até três meses
  • O noivo deve alugar sua roupa
  • Se vão chamar pessoas de fora da cidade, comecem a enviar os convites agora
2 meses antes
  • Entreguem os convites
  • Encomendem o buquê 
  • Marquem hora no cabeleireiro e no salão de beleza para os preparativos da semana do casamento
  • Reservem o hotel para a noite de núpcias
  • Aluguem sua futura casa e comecem a montá-la
1 mês antes
  • Período dos chás: bar, de panela, de lingerie…
  • Marquem o ensaio da cerimônia
  • Organizem os presentes que chegarem nas casas dos pais dos noivos
3 semanas antes
  • Preparem a casa nova para a volta da lua-de-mel. Arrumem o que já tiverem e abasteçam a geladeira e os produtos de limpeza.
2 semanas antes
  • A noiva deve fazer as provas de maquiagem e cabelo
  • Mais atenção à alimentação e ao sono
1 semana antes
  • Comecem a fazer as malas da viagem
  • Comprem os acessórios da noiva 
  • O noivo deve ir ao cabeleireiro pela última vez antes do casamento
2 dias antes
  • Dia de a noiva ir ao salão, fazer depilação e unhas.
  • Mandem buscar o vestido da noiva
  • Arrumem uma mala pequena para a noite de núpcias
Na véspera
  • Durmam cedo. Independentemente do horário do casamento, vocês precisarão de disposição para a maratona últimos preparativos + cerimônia + festa.
No dia D

Relaxem. Por mais que vocês estejam ansiosos, não dá mais tempo de mudar nada. Alimentem-se bem e curtam o dia de vocês.

A idéia é boa, será que consigo por em prática?!rs Algumas coisas eu já fiz, mas...
Se você está na mesma situação que eu, compartilhe aqui!!!
Bjos, Lú

5 comentários:

  1. Hj em dia é cada vez mais comum a procura por itens relacionados ao casamento com um/dois até três anos antes. Algumas igrejas possuem fila de espera de até tres anos. É muito tempo e cada vez mais os itens ficam mais caros então começar cedo significa que vc poderá ter maiores chances de negociar bons preços. Visite depois o meu cantinho, tem muitas dicas para vc lá!
    bjinhos
    Sol

    ResponderExcluir
  2. nossa Lu nunca pensei que casar fosse dá tanto trabalho rsrsr.Essa lista de planejamento é bem prática,só acho q as unhas devem ser feitas no mesmo dia do casório pra poder ficar mais bonita e bão ter nenhum imprevisto.Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Eu estou na fase dos 6 a 5 meses, mas com um pé no 4 a 3 meses...

    Preciso fazer minha lista de casamento, pegar os convites que já ficaram prontos, e encaminhar um para meu tio que não mora mais aqui rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Jura Gabi?? que emoção!! fiquei curiosa sobre seu casamento... rs me conta!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. É bem assim mesmo, Lu!
    mas quando vc se organiza e coloca tudo no papel, as coisas vão ficando mais fáceis.
    uma coisa que me ajudou muito, foi fazer uma lista de prioridades. Por mais que queiramos tudo, como vc mesma disse, a vida é real e não um sonho. Então, priorizando algumas coisas, vc acaba focando anquilo que realmente importa. mas todo esse frisson antes do casamento é muito bom! Depois que passa, vc sente saudade dos preparativos! o grande dia VOA!!!!
    Beijos!
    Bruna.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Volte sempre!